Blog

IdeeLab Biotecnologia e Ginkgo Bioworks fecham parceria para o desenvolvimento de produtos biológicos para o mercado agrícola mundial

A parceria IdeeLab e Ginkgo permitirá o acesso de empresas brasileiras de bioinsumos a serviços de P&D de altíssima tecnologia, capaz de acelerar a descoberta e o desenvolvimento de inovação para o agronegócio, com produção industrial dos novos ativos e produtos na biofábrica IdeeLab.

 

A Ideelab Biotecnologia, empresa brasileira protagonista no desenvolvimento de inovações e produtos biológicos para o mercado agrícola nacional e internacional, anunciou sua parceria com a Ginkgo Bioworks, empresa norte-americana que lidera inovação em biologia sintética em segmentos diversos em escala global.

 

O Ginkgo Technology Network é um ecossistema global inovador de parceiros de tecnologia de ponta, dedicados a impulsionar a inovação em programas de P&D  de seus clientes, com o intuito de integrar as capacidades tecnológicas dos parceiros de rede para fornecer aos clientes soluções robustas e impulsionar resultados em aplicações de biotecnologia.

Foto: IdeeLab Biotecnologia

A Ideelab Biotecnologia vem se destacando no desenvolvimento de produtos biológicos para agricultura sustentável e regenerativa no Brasil, com uma proposta de atuar como um parceiro de “biotechnology as a service” para empresas de bioinsumos. É prevista para o primeiro trimestre de 2025 a entrada em operação da biofábrica Ideelab em Cambé (PR), dedicada exclusivamente à produção B2B (white label) e certificada para a produção de bioinsumos a partir de organismos engenheirados. Isso possibilitará o lançamento da próxima geração de produtos para o agronegócio brasileiro, incluindo produtos de biocontrole baseados em metabólitos, peptídeos e proteínas, que apresentam grande potencial de segurança e eficácia em comparação com químicos convencionais.

“A biofábrica Ideelab terá capacidade de fermentação de 6 milhões de litros, o que permitirá aos clientes reduzirem riscos comerciais de novos produtos antes de construírem infraestrutura de produção própria, se assim desejarem”, comenta Ronaldo Dálio, CEO e sócio-fundador da Ideelab.

 

As plataformas biotecnológicas Ideelab, incluindo a facility piloto de bioprocessos e biofábrica, complementarão as capacidades de engenharia celular e otimização funcional de organismos da Ginkgo. A Ginkgo já vem trabalhando com os principais
desenvolvedores de produtos no mercado brasileiro
para acelerar os produtos agrícolas biológicos de próxima geração. Com esta parceria, os clientes Ginkgo poderão conduzir projetos “end-to-end”, desde a descoberta de microrganismos e metabólitos, até sua otimização e evolução, escalonamento de bioprocesso, formulação, ensaios de campo, registro e industrialização de um produto inovador para o mercado brasileiro de biológicos, que está em rápida expansão.

 

“Esta parceria nos permitirá dar um salto para o futuro e alavancará a capacidade de ambas empresas para entregar soluções ainda mais inovadoras para o mercado brasileiro, de forma mais rápida e eficiente”, ressalta Ronaldo. Do lado do parceiro Ginkgo, “a IdeeLab tem inspirado uma nova era na agricultura brasileira e estamos muito animados em recebê-los na Rede de Tecnologia Ginkgo! Adicionar a IdeeLab à nossa rede nos dá agora a capacidade completa de ponta-a-ponta para fornecer produtos biológicos agrícolas para clientes, especialmente produtos de próxima geração baseados em proteínas, peptídeos e metabólitos”, comenta Anna Marie Wagner, Vice-Presidente Sênior, Head of AI and Corporate Development da Ginkgo.

 

Para mais informações, siga nas redes sociais Instagram (@ideelab_biotech) e LinkedIn (www.linkedin.com/company/ideelabbr/) ou entre em contato pelo e-mail: contato@ideelab.com.br

Compartilhe